domingo, setembro 27, 2009

Titanic: A Grande Injustiça

Por: Maurício O. Freire
















Essa manhã me peguei assistindo a mais uma exibição, pela TV Record, de uma das grandes obras do cinema americano: Titanic, de 1997 de James Cameron. E, enquanto me atia aos detalhes das cenas trágicas, ricas em detalhes e com uma carga dramática impressionante, me parei para refletir sobre o quão injustas muitas pessoas foram com esse filme a partir do momento que a “grande febre” foi perdendo intensidade.

Quem é que não se lembra do fenômeno que o filme foi na ocasião de seu lançamento – cinemas abarrotados, filas gigantescas em todas as sessões. Na TV, em muitas emissoras, eram exibidos documentários diversos sobre a tragédia ocorrida no inicio do século passado e que deu origem ao filme, e como o mesmo fora produzido (todo o esforço empregado pela produção, o orçamento necessário e etc). Muitos o consideravam o melhor filme de todos os tempos, e afirmavam se emocionar toda vez que o assistiam; inclusive gente famosa e formadora de opinião.

Sendo assim, por que, hoje, muitas pessoas nem se quer se lembram dele quando questionadas sobre quais filmes consideram os melhores já produzidos? Por que ele deixou de pertencer a listas dos mais bem elaborados e notáveis, na opinião geral? Por que criticam emissoras como a Record sempre que elas decidem exibi-lo, novamente, em sua grade de programação?

Talvez a mesquinhez de pessoas que se esforçaram em encontrar erros (pequenos) na obra, tentando provar que ela – apesar de grandiosa – ainda é imperfeita, tenha contribuído, em parte, para que ela caísse no esquecimento. Mas ai eu pergunto: é possível criar uma produção dessa grandeza, utilizando o mínimo de recursos gráficos (lembremos que uma réplica imensa do navio foi construída no México, com um tanque gigantesco) de forma que ela fique 100% perfeita? Sem falarmos na qualidade da história, que divertiu e emocionou talvez a todos que acompanharam as quase três horas de projeção.

Que ser humano, por mais talentoso que seja, e por mais recursos disponíveis que possa empregar, é capaz de atingir a perfeição? Me refiro, aqui, principalmente ao ramo cinematográfico. É uma pena quando as pessoas deixam de enxergar o conjunto da obra, sua intenção e todo o esforço empregado e passam a ver apenas os erros, criticando e questionando a capacidade dos seus realizadores. A essas pessoas, eu gostaria apenas de dizer: tentem fazer melhor!

E, se tivesse que escolher uma palavra diferente das que utilizei anteriormente para descrever o filme Titanic, eu escolheria: memorável.

2 comentários:

  1. Interessante.

    Também tenho essa sensação. Parece que muitas pessoas passaram a "esnobar" o filme.

    Mas não acho que seja só isso.
    Primeiro, tem a questão dos 11 oscars. Sempre que um filme ganha oscars demais, eu fico desconfiado, e acho que muita gente fica também.
    Pra mim, é um excelente filme, mas deram atenção demais.
    Claro que isso não é motivo pra "criticarem de graça" este filme. Continuo não concordando com isso.

    Outro detalhe também é o que você disse sobre a Record. Eu critico sim a Record ficar passando este filme por um simples motivo: o filme está CORTADO!
    Pra mim isso é falta de respeito da emissora com o filme.

    No mais: ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Não acho que as pessoas esnobam o filme, pelo menos a maioria das que eu conheço gostam.
    Falando sobre seu modo de colocar a opinião, ficou bem claro que isso é um desabafo.
    Mas foi um bom desabafo, parabéns.

    Ps:Cadê os oscars de Cidade de Deus?

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin