A reciclagem é cada vez mais necessária nos dias de hoje, este grupo de chineses acima teve uma idéia bem inusitada relacionando garrafas e a franquia de games mais duradoura do mundo. Clique no play e confira!!!
sábado, maio 29, 2010
sexta-feira, dezembro 25, 2009
Política x Games: Uma eterna guerra
Caso a lei seja aprovada haverá um grande retrocesso no mercado nacional de games, além de banhado de pirataria, estaremos sobre um filtro de conteúdo nos games que beiram o ridículo. Nada contra projetos de lei que tem a intenção de minimizar os danos de conteúdos violentos, porém vamos aos fatos de nosso Brasil.
Os principais filmes assistidos no país possui um alto grau de violência, inclusive as principais produções nacionais como Tropa de Elite e Cidade de Deus. As músicas que ouço nas ruas são banhadas de apologia ao crime, a marcas capitalistas e a banalização sexual. Os folhetins possuem entre suas lições de moral um tanto de sexualidade, violência e preconceito.
Não sou contra ações políticas bem intencionais contra a violência ao contrário sou um entusiasta disso, mas controlar conteúdos para tentar remediar as mazelas sociais é um erro grave, conforme o post do blog NSN o tal redator nunca jogou um game antes, como ele pode ter conhecimento de causa para afirmar tais acontecimentos, utilizando apenas fatos isolados para apoiar uma lei.
E a tal liberdade de expressão onde é que fica, tão enfatizada pela imprensa, ela não é estendida aos games que são para nossa geração uma cultura que deve ser respeitada. Por volta e meia vejo alguém comentar sobre games negativamente em grandes vitrines de programas de jornalísmo e colocar pequenos artigos falando dos efeitos positivos dos games.
Bem a hipocrisia é algo normal em nossa sociedade, por isso que temos políticos dando lições de morais e depois levando dinheiro dos contribuintes na cueca e depois agradecendo a Deus pela graça alcançada, isso não é ofensivo a moral e bons costumes?
terça-feira, dezembro 22, 2009
Bela tipográfia da apresentação de Portal
Um trabalho original atrai mais coisas originais, está é uma animação tipográfica da música de finalização do game Portal distribuído pela Valve. Reparem no uso da tipografia, acho que o tipo usado é a Helvética, me corrijam se estiver errado, trabalhando o sentido dessas placas que vemos no mêtro, na sinalização da rua, etc. O uso de ícones para substituir determinadas palavras é genial e uma animação bem conveniente para a letra desta música feita para o game.
Uma animação para ficar nos favoritos do You Tube!!!
domingo, dezembro 20, 2009
Braid: A magia dos jogos independentes
Alguns games nos fazem relembrar o passado, na época que tudo era novidade para nós, quando gráficos 3D não importavam, o grande barato era a diversão, tive a oportunidade de viver estes tempos em meados dos anos 90. Hoje a indústria dos games mudou, a preferência é por jogos robustos e cinematográficos.
Bom nem sempre é assim, convido o leitor a experimentar uma nova experiência em games nos tempos modernos, seu nome é Braid e fará você voltar ao passado. A história desse jogo se resume em um rapaz com visual bastante engraçado para um game, roupas sociais, em busca de sua princesa desaparecida, a história é contada através de fatos isolados, eventos soltos em algum local do tempo e da relação do rapaz com a princesa.
O jogo é um grande puzzle temporal, o personagem nunca morre, pois toda vez que ele é atingido por um inimigo você aperta Shift e volta no tempo!!! Está técnica permite estratégias diversificadas além de reparar erros cometidos durante a partida. Além de voltar no tempo é possível avançar no tempo, diminuir a velocidade do tempo, entre outras estratégias temporais.
O jogo é em 2D, com belíssimos desenhos e uma relaxante música de fundo que interage com a velocidade do tempo. é um jogo recomendável para amantes dos games de puzzles e aqueles que buscam mais do que diversão, mas também inspiração. O game é disponibilizado para PC, XBOX Live Arcade e PSN O game para PC pode ser comprado por 9,95 doláres.
Clique aqui e baixe o demo
Windows
Sistema Operacional: Microsoft® Windows® XP / Vista / 7
Processador: 1.4GHz or faster
Memória: 768 MB or more
Espaço no HD: 200 MB or more
Suporte gráfico: DirectX 9.0c and Pixel Shader 2.0
Versão do DirectX®: DirectX® 9.0c
Controlador: Microsoft Xbox 360 Controller for Windows ou teclado
Links relacionados:
Site oficial do jogo: http://braid-game.com/
Site da Play Green House (para adquirir o jogo completo): http://www.playgreenhouse.com
sábado, novembro 14, 2009
Civilization IV: Sobre ombros de gigantes
Quanto tempo você joga um título de game? É uma pergunta bastante particular, particularmente eu não consigo ficar muito tempo em um título, não sou o tipo "Gamer Hardcore", aquele que só sossega depois que fechou o game de todas as formas possíveis. Sou o gamer mais do momento, gosto de curtir o jogo, porém sem compromisso de fecha-lo.
Alguns que lerão este artigo já conheçam o título, ou talvez a franquia, mais é certo que Civilization é um game clássico, que sobrevive a gerações e cultuado por uma geração de geeks, muitos lembram de perder a madrugada jogando.
O fato é que Civilization é uma franquia desenvolvida por Sid Meier, o segundo homem mais importante do mundo dos games, perdendo apenas para Shigeru Miyamoto da Nintendo. Este foi a segunda pessoa a ser incluída no Corredor da Fama da Academia de Artes e Ciências Interativas. Vocês podem achar exagero, mas este homem foi responsável pelo desenvolvimento dos primeiros jogos de estratégia de guerra, hoje é possível encontrar diversos títulos deste tipo graças ao empreendedorismo deste homem.

Após a breve introdução vamos falar do jogo. Civilization IV é um jogo de estratégia baseado em turnos lançado em 2005. Seu objetivo é construir uma civilização e trona-la gloriosa. Você começa na pré-historia e avança conforme as eras, ultrapassando até os dias atuais.
A primeira característica deste jogo é que ele é baseado em turnos, cada jogador escolhe determinadas ações no turno como movimentos, construções e ataques. O tempo das construções é baseado no número de turnos necessários. Os seus Civs (as pessoas de sua civilização) são movimentas como peças de xadrez atráves do mapa, isso é uma vez por turno.

Civilization combina muitas características, é um jogo de exploração, pois você deve alcançar novos recursos além de expandir suas fronteiras com novas cidades. Um jogo de estratégia de guerra, afinal uma civilização gloriosa deve atacar e defender para sobreviver e crescer. Este game te põe no papel de um grande líder, que arquiteta o desenvolvimento de uma nação. Um poder que o jogo lhe oferece é de tomar decisões para seu povo.
Porém o que faz este jogo um clássico e na minha opinião o melhor jogo de estratégia de todos os tempos, é o fato de que uma composição artista existe por trás de seu desenvolvimento, a primeira é o vídeo de entrada que mostra a dimensão do jogo, embalado por uma maravilhosa música de fundo que parece te inserir no papel de um grande líder.
Depois vem a hora de escolher um líder, aí possui uma lista com os grandes nomes de nossa história, a escolha de um interfere na sua estratégia, este são caracterizados através de caricaturas animadas que mostram sua peronalidade. O jogo tem uma música de fundo conforme a era que você estiver, o que deixa a coisa mais emocionante, com músicas de compositores consagrados como Mozart e Bach.
Toda a caracterização do jogo é muito legal, as unidades emitem frases características de seu povo, outro ponto bastante legal é que a cada nova descoberta de tecnologia, uma frase famosa é usada para ilustrar aquele acontecimento.
Existem muitas outras coisas neste jogo mais não vou me prolongar muito prefiro que vocês mesmos descubram todo o resto. Aconselho a todos os fãs de estratégia. Mas não esperem um jogo cheio de ação, comparem civilization com um xadrex, onde se movimenta peças, as vezes sendo necessário descarta-las.

Por fim, gostaria de reenvidicar que mais jogos desse tipo apareçam no mercado, simplesmente violência torna esta mídia que é os games, algo apenas banal e inutil, além de alimentar uma geração de falsos moralistas a continuar especulando sobre a inutilidade dos games. Civilization IV é um jogo obrigatório para os futuros líderes de nações e empresas entenderem toda a dimensão do poder que eles têm.
sábado, outubro 24, 2009
Metroid

Orgânico
Espiritual
Civilização perdida
Vírus
Vingança
Grotesco
Ciberpunk
Sombrio

Eletrônico
História surpreendente
Clássico
Lucidity: O que acontece quando você combina aventura, 2D e Tetris?
Acontece um game bastante interessante e nostálgico. Isto é Lucidity, produzido pela LucasArts para Xbox 360 e PC.
Procurando em alguns lugares encontrei algumas coisas bastante interessantes sobre este belíssimo jogo. Primeiramente este jogo pode ser chamado de "jogo conceito", onde existe uma clara tendência artística, já que os elementos contidos nele prendem com suas ligações.

A história do jogo é de uma menina sonhadora que tem uma relação bastante próxima com sua avó. Porém ela cai em um mundo de sonhos surrealistas, procurando sua avó que já está no final de sua vida. Então o jogo busca exatamente enfatizar a diferença de idade e o medo da menina em perder sua avó.
Agora vamos falar do que este jogo tem de diferentes dos outros, primeiro é um jogo em 2D, para a nova geração de games. Aos que acreditavam que bons jogos hoje só em 3D com bastante ação e violência, Lucidity leva o gamer a uma outra situação, a experiência em de se jogar um game onde ele deve usar a mente, e não apenas os reflexos para escapar de situações de perigo.

Outro ponto interessante do jogo é o visual, com bastante cores e desenhos surrealistas, o gamer é jogado em um sonho de uma garota e tem a sensação de estar neste sonho interagindo, mas não como ela, mais sim como um protetor dela, ou melhor o gamer é o ambiente.
Neste jogo você não controla a personagem, mas sim o ambiente, mas como? Simples são lhe oferecidas peças como molas, blocos e estilingues que são colocados no caminho da personagem para criar a situação mais segura para ela. Estás peças são aleatórias, assim como no Tetris, onde você pode no máximo segurar uma para mais tarde, isto cria a sensação de um novo desafio a cada nova partida jogada.

Em suma, Lucidity é um ótimo jogo para acalmar após uma partida de Left 4 Dead, Fallout, e outros do gênero, além de ser excelente para todas as idades, isto porque toda sua dinâmica é inspirada nas estórias infantis, porém cuidado o jogo é difícil, não se engane com sua aparência ele é um desafio e tanto para que quer uma diversão mais leve e tranquila, o que é pouco encontrado nesta nova geração de games.
Você pode visualizar o trailer deste game no link: http://migre.me/9Qcj
Fonte das imagens: The Xbox LIVE Community Team talks Games...and stuff
domingo, outubro 11, 2009
Análise PSP-3000
Estarei nas próximas linhas, descrevendo as minhas impressões sobre o PSP-3000, e fazer uma overview desse console portátil, que há cerca de 5 anos faz a alegria de muitos gamers.
Overview
O PlayStation Portable, mais conhecido como PSP, teve a sua primeira versão lançada no final de 2004. E foi a primeira investida da Sony nos ramos dos consoles portáteis, que antes era dominado pela Nintendo com as versões de seu Gameboy.

Para aqueles que gostam de competições e rivalidades, o grande rival do PSP é o Nintendo DS, que atualmente está na versão DSi. Os dois têm grandes diferenças, tanto em termos de hardware como em software, assim como o Wii e o PlayStation 3. Falar qual o melhor, dependerá muito do perfil do gamer e do objetivo da compra.
Mudanças PSP-2000 X PSP-3000
Lançada pela Sony em outubro de 2008, o PSP-3000 representa a terceira geração do PSP. Enquanto o PSP-2000 (segunda geração, também chamado de slim) teve o seu lançamento em setembro de 2007.
Há poucas diferenças entre as versões, e boa parte são pequenas melhorias de estética, como podemos perceber:
- O botão de "home" agora tem o logo do PlayStation;
- O logo da Sony, agora está no lado esquerdo;
- Os botões abaixo da tela estão arredondados;
- O circulo ao redo do logo do PSP está mais elegante;
- A tela está ainda melhor, com mais brilho e constrante;
- As bordas estão mais arredondadas;
- Agora o PSP tem um microfone embutido, que fica do lado direito do botão de aumentar o volume.
- Pode jogar em qualquer lugar;
- Hardware muito bom, que permite que os jogos tenham gráficos que chegam perto dos do PS2;
- Muitos jogos, boa parte são versões que foram lançados também para os consoles de mesa, mas há muitos games únicos, ou seja, só lançados para o PSP;
- Franquias de sucesso como por exemplo: Final Fantasy, God of War, GTA, etc;
- É possível navegar na Internet;
- Assistir vídeos em uma tela sensacional;
- Ouvir as suas músicas preferidas;
- Além de jogar, ouvir música e assistir vídeos é possível usar o PSP como "celular", utilizando o Skype e o microfone que já vem embutido na versão 3000;
- Duas opções de configuração da qualidade da imagem, uma com a cor menos vívida e outra mais;
- Aceitar o uso de Memory Stick, que hoje já tem até de 32GB, para o armazemento dos dados;E utilizando acessórios, vendidos separadamente, é possível transformar o PSP em uma: câmera fotográfica, GPS ou TV-Digital.
- A realidade social brasileira oferece sérios riscos, ao tentar se divertir durante transportes públicos. Para tanto, é necessário uma boa dose de coragem, acompanhada de muita vontade para jogar. Resumindo, é osso jogar no trem/ônibus, ao ouvir um dialeto "mano", muito comum em tais locais, dá um frio na espinha;
- Sendo um console portátil, é necessário utilizar bateria, que dura em média 3 horas de diversão. Então você pode ter chegado na última fase, lutando contra aquele monstro de 5 metros de altura, e de repente, ser derrotado pelo término da bateria. Portanto, quando a luz verde estiver piscando, salve o jogo;
- Aos praticantes da utilização de jogos via memory stick, é necessário fazer o destravamento do console toda vez que ele reinicia. E ainda é bom ser paciente, pois o procedimento de destravamento, costuma não ocorrer de primeira;
- O lindo acabamento do PSP tem um preço, após jogar, com certeza o seu PSP, deve ficar com uma acabamento mais personalizado, cheio das suas impressões. O jeito é não se importar, mas lógico que sempre que possível lavar as mãos antes de jogar e dar uma limpada no PSP, com um pano seco e limpo.
Os quase 5 anos de vida são bem justificáveis, o primeiro console portátil da Sony é sem dúvida, uma excelente fonte de diversão. Além de ter um hardware incrível, há MUITOS jogos bons, que farão com você passe boas horas de diversão.
A versão 3000 veio consolidar o sucesso da Sony nos ramos dos portáteis, com uma maior qualidade da imagem, proporcionada pela nova tel e a existência do microfone embutido, facilita a vida daqueles que utilizam o Skype, por exemplo.
Se você está querendo comprar-lo, essa é a hora, pois o dólar está baixo e em breve a versão Go estará nas lojas brasileiras. Ou seja, compre antes que acabe. ;)
Fonte
http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/15/15182-sony-psp-3000-vs-psp-2000/
http://en.wikipedia.org/wiki/Psp
terça-feira, setembro 01, 2009
Análise: Nintendo Wii, ter ou não ter

Comprei recentemente um Wii. Isso a aproximadamente um mês. O brinquedo custou caro, por isso, acho importante dizer o que eu buscava no video-game e se isso foi atendido, ou seja, se valeu ou não à pena.
Não vou comentar sobre a rede da Nintendo, pois ainda não tenho acesso banda larga para avaliá-la.
O que eu não gostei
Falta de títulos "hardcore" de qualidade
Sim. Você que esperava aproveitar o Wiimote para ter uma imersão impressionante no seu jogo de tiro preferido, esqueça. Atualmente são realmente poucos os jogos ditos "hardcore", ou seja, jogos extensos que proporcionam maior imersão e blablabla.
Tem alguns títulos muito bons sim, mas são poucos. Alguns exemplos são: The Legend of Zelda: Twilight Princess, Metroid Prime 3, Resident Evil 4: Wii Edition, Okami, entre outros.
E, claro, tem os games do Game Cube (citados mais abaixo), caso você não tenha jogado.
Porém, não sabemos o que o futuro nos reserva. Já vimos acontecer uma "virada", como no DS (que foi inundado por jogos de qualidade nos últimos anos mas que, no início, jó tinha jogos estilo "minigames"), ou pode virar um Nintendo 64, ficando com poucos jogos de qualidade.
Hardware fraco
Quando dizem por aí que os gráficos do Wii são fracos, eles não estão mentindo. Se você pretende comprar um video-game esperando gráficos impressionantes de última geração, passe longe.
Não, os gráficos não são iguais aos de Playstation 2. Longe disso. São muito superiores! Porém, alguns jogos (os maus exemplos, daqueles feitos nas coxas, é claro) realmente parecem feitos para a geração passada.
Também vamos esperar pelo futuro, pois as third-parties só estão aprendendo a manipulá-lo agora. Mesmo assim, nada que se compare a um XBox 360 ou PS 3.
Pouca integração multimídia
Se você espera uma completa interação multimídia, com seu video-game sendo muito mais que um video-game, também não é uma boa opção.
Ele não lê DVD, não tem HD para armazenamento e não lê MP3 (apesar de ter porta para cartão SD e porta USB).
O que me deixou bastante satisfeito
Franquias da nintendo
Essa é a mais óbvia, no meu ponto de vista. Se você curte estes games (como eu), temos Super Mario Galaxy, The Legend of Zelda: Twilight Princess, Metroid Prime 3, e temos também Metroid: Other M (que está para ser lançado), entre outras, que você nunca verá nos outros videogames.
Lembrando que a Nintendo sempre se preocupa em fazer jogos de qualidade, com bastante esmero.
Jogabilidade inovadora, simples e intuitiva
Fato: muita gente que não curte video-games acaba jogando por causa disso.
Nunca imaginei que veria vários tios meus jogando video-game! A jogabilidade simples e sensitiva à movimentos atrai qualquer marmanjo! Até a minha avó disse: "Nossa, que controle bonito! Esses jogos são legais pra emagrecer!".....
Tá, isso que minha vó disse não é exatamente um elogio, mas acho que me fiz claro.
Excelente multiplayer
Como disse, o fato da jogabilidade ser simples atrai muita gente e, por isso, muita gente que nunca jogou consegue competir com veteranos.
Há jogos simples, pra quem nunca jogou (e mesmo assim, os veteranos se divertem muito, e sempre!), e há também aqueles que exigem treino (como Super Smash Bros Brawl e Mario Kart Wii).
Há outros tipos de jogos que só existem no Wii, como Wario Ware: Smoth Moves, com seu multiplayer divertidíssimo e hilário (e, às vezes, constrantedor).
O melhor video-game para a churrascada, sem dúvida!
Vários jogos clássicos para download
Para os saudossistas, agora é possível baixar os jogos antigos dos video-games da Nintendo (NES, SNES, Nintendo 64). Todos aqueles clássicos podem ser baixados legalmente pela Nintendo.
Ah, mas você não curtia Nintendo? Não seja por isso!
Você pode, também, baixar jogos de Master System, Mega Drive, Neo Geo, Arcade, Commodore 64 e Turbografx 16(PC Engine no Japão) também!
E antes que você diga "ah, mas eu posso jogar tudo isso de graça no emulador", eu digo que muitos emuladores não funcionam perfeitamente, que os jogos são baratos (de 3 a 10 dólares, podendo ser adquiridos via cartão de crédito internacional, o que elimina impostos), e que vêm com o manual original digital. Ah, em caso de formatação da memória do Wii (ou algum outro probleminha), o jogo pode ser baixado novamente de graça.
Retrocompatibilidade com o Game Cube
Se vc perdeu a geração anterior dos video-games (como eu), é uma ótima pedida. Ok, não é um PS 2 em termos de quantidade de jogos, mas tem muitos jogos bons sim - e os exclusivos da Nintendo, claro.
Jogos como F-Zero GX (eleito melhor jogo de corrida futurista da geração passada por muitos especialistas e eleito como jogo mais difícil* de corrida do mundo também), Wave Race Blue Storm, trilogia moderna do Prince of Persia, série Resident Evil e remakes (do zero até o 4, passando pelo Code Veronica), Mario Kart Double Dash, Super Mario Sunshine, Metroid Prime 1 e 2, Star Wars: Rogue Squadron 2 e 3, entre outros.
Além do fato de que os gráficos do Game Cube são melhores que do PS 2. O único porém é que é necessário ter um controle e um Memory Card de Game Cube.
Conclusão
Sim, o Wii é um ótimo video-game, mas isso vai depender do que você espera. Se você é exigente quanto a gráficos e vai perder um bom tempo da sua vida tentando finalizar aquele jogo difícil, o Wii não é seu video-game.
Mas se você espera jogos rápidos e divertidos, recebe visita frequente de amigos e parentes, ficou de fora da geração anterior, gosta das franquias da Nintendo, ou até mesmo gosta de ambos os tipos de jogos (se você acha que alguns poucos "hardcore" bastam), o Wii é uma excelente opção.
Na minha opinião, atualmente, é difícil ficar totalmente satisfeito com um único video-game, infelizmente. Talvez, as melhores opções seja: Wii + XBox 360 ou Wii + PS 3. Se você já tem um PC potente, o Wii é altamente recomendado!
Abraços!
sexta-feira, agosto 21, 2009
Evolução do Mario e as inovações no mundo dos Games - Fase bônus
Agora, as três partes do artigo estão melhor "lapidadas":
Afinal, um personagem gordo, baixinho, bigodudo, narigudo e que veste um macacão ridículo não teria chance de competir com outros se não fosse a originalidade e qualidade dos jogos em si, e não (só) do marketing.
Segue, abaixo, alguns vídeos do site GameTrailers, que citam a importância dos jogos do Mario (pra você não acharem que estou exagerando).
Top 10 jogos mais inovadores (em inglês): Mario é citado 2 vezes.
Top 10 criadores de games: Gunpei Yokoi (citado na parte 1) e Shigeru Miyamoto são citados
Top 10 franquias: Mario em primeiro. Não sei se é bom ou ruim (excesso de exposição?).
Pra finalizar, uma tirinha do Mario:
Créditos: Cyanide and Happiness (Tradução: blog Cyanide & Happiness Traduzidos)terça-feira, agosto 18, 2009
Evolução do Mario e as inovações no mundo dos Games - Parte 3
1996 - Super Mario 64: finalmente Mario "3 dê", com um "dê" a mais
Plataforma: Nintendo 64
Na época de seu lançamento, foi praticamente unanimidade que o jogo era excelente. Recebeu nota máxima em várias revistas especializadas. Muitos consideraram como "o melhor jogo já feito". Hoje isso pode ser considerado exagero, mas a qualidade do jogo é inegável. Ele não "envelheceu" (mesmo com gráficos "toscos" de 1996, o jogo ainda soa é bonito e divertido).
Imagine uma das fases de Super Mario World ou Super Mario Bros. 3 simplesmente portada para as três dimensões? Pois é isso mesmo que você deve ter pensado: não funcionaria! O jogo precisava sofrer alterações, mas isso seria complicado, sonsiderando que havia a possibilidade de que a versão tridimensional perderia a alma dos jogos do Mario.
Isso não aconteceu, pois o jogo foi um sucesso! Porque? Não sei como foi a fase de criação, mas sei seu resultado: sem querer soar repetitivo, mas o segredo, novamente, é o Level Design. O charme dos jogos de plataforma estavam lá!
Agora, se o jogo tinha poucas fases (apenas 15 fases "normais"), o game tinha uma mecânica diferente: o objetivo não era mais chegar ao fim e, sim, recuperar as estrelas perdidas pelas fases, realizando objetivos (7 em cada fase, sem considerar as secretas do castelo principal).
Em resumo, o objetivo era a exploração. O jogo, para a época, dava uma liberdade enorme de movimentação. Os cenários são enormes. Mas não somente grandes, como bem desenhados, intuitivos. Caminhos são bem delineados, direcionando o jogador para os lugares corretos. Inevitável que o jogo ficasse diferente de seus antecessores em duas dimensões, mas basta dizer que ele é um dos jogos mais influentes da atualidade!
Todos os games seguiram o exemplo criado por este. Se antes de SM 64 os jogos de plataforma 3D eram simplesmente jogos de plataforma 2D com gráficos 3D e bifurcações, agora, praticamente um novo gênero havia sido criado.
Mas não basta inovar e criar. O jogo é extremamente bem feito, tudo no "timing" correto! Muitos críticos consideramque ele tem o melhor Level Design de todos os tempos! (agora, com o Super Mario Galaxy, a competição ficou difícil). A variação de cenários é impressionante!
Temos que acrescentar também que agora Mario tinha bem mais habilidades do que o tradicional pulo e o Spin (quando Mario "roda" no SMW), contendo uma jogabilidade bem variada. Hoje, é difícil imaginar um jogo sem essas habilidades múltiplas - que, normalmente, são variações do clássico pulo: pulo triplo, pulo contra a parede, mortal etc. - , mas, obviamente, isso também foi uma inovação na época. Fica muito mais agradável e interessante explorar um mundo tridimensional assim.
Vale lembrar que, para possibilitar uma boa movimentação, o controle desenvolvido para o console tinha uma alavanca analógica, que permitia uma jogabilidade com precisão muito maior, sendo possível controlar a velocidade de movimentação e direcionar perfeitamente o personagem, sem a limitação das 8 direções dos direcionais digitais.
Outro fato interessante é que jogo não é linear. Para entrar numa nova fase o jogador deve entrar em quadros colocados nas paredes das salas do castelo. Além disso, precisa-se de uma quantidade mínima de estrelas, requeridas para entrar em cada fase. Não existe a necessidade (com poucas excessões) de se coletá-las na ordem.
Outra inovação foi a câmera livre. Apesar de, às vezes, ter sido criticada (e eu concordo em parte) por atrapalhar em alguns momentos, foi de extrema importância para permitir que o game tenha toda essa liberdade.
Como eu disse anteriormente, não basta inovar, mas o jogo tem que ser bom. E o que é melhor, o jogo é bem extenso (mesmo para os padrões atuais)!
2002 - Super Mario Sunshine: férias frustradas do Mario
Plataforma: Game Cube
Nunca joguei este jogo, por isso serei sucinto. Me prenderei estritamente às minhas fontes de pesquisa. Nada de colocar minhas experiências (pois elas não existem).
Muitos não consideram tão bom quanto o anterior, mas convenhamos: além da espectativa gicantesca, é difícil ser tão inovador quanto foi seu antecessor. Pelas resenhas que já li, geralmente, o jogo é considerado excelente. Cenários gigantescos, ótimo Level Design, gráficos bonitos e polidos, jogabilidade excelente - provavelmente a característica mais marcante do jogo.


Como dito acima, a jogabilidade é o ápice do jogo: inova, pois praticamente o jogo inteiro é baseado no acessório FLUDD: uma mochila com jato de água que Mario leva durante todo o game.
Talvez o único ponto negativo - que costuma ser citado por críticos e fãs - sejam os cenários, um tando repetitivos. Afinal, o jogo se passa numa colônia de férias - ou seja, nada de fases com neve, por exemplo.
Talvez a recepção não tão boa por parte do público tenha sido por culpa da grande espectativa. Sinceramente: não sei responder, pois ainda não joguei...
2007 - Super Mario Galaxy: o Mario foi pro espaço
Plataforma: Wii
O gênero plataforma estava em decadência. Além da preferência do público por outros gêneros, os jogos que existiam na época estavam se tornando repetitivos. Muitos críticos haviam decretado o fim dos jogos de plataforma. Até que surge Super Mario Galaxy.
Novamente, a equipe desenvolvedora da série consegue inovar e causar impacto - semelhante ao causado por Super Mario 64 e pelo primeiro Super Mario Bros..
Desta vez, os mundos não são cenários "comuns": são galáxias, cada uma com um conjunto de planetas. Planetas estes nas mais variadas formas e tamanhos.
O funcinamento é semelhante a de SM 64: mundos com vários objetivos (o que significa passar por cada um deles mais de uma vez) e, ao realizá-los, o jogador ganha uma estrela. A grande inovação deste jogo é o conceito da gravidade, explorada ao máximo. Prepare-se para virar de ponta cabeça constantemente. Mas tome cuidado com os buracos negros, pois eles tem uma gravidade bem forte e te sugam caso você se distancie muito do planeta.
Novamente, a jogabilidade varia muito conforme a fase - mas, desta vez, a variação chega ao ponto de ser constante! Mario pula, roda, voa, nada, se transforma em fantasma e flutua, patina no gelo, pega carona com arraia etc. A jogabilidade é tão vasta que é impossível enjoar!
Pode incluir nessa lista fases com jogabilidade 2D. E antes que você pergunte: sim, são inovadoras e diferentes do que você já viu. Usam muito bem o conceito de gravidade.
E, novamente, aquela palavrinha: Level Design. Nunca um jogo foi tão variado em termos de Level Design como este. Pelo menos não que eu tenha jogado. Há as fases ao redor pequenos planetas, outras que se passam na parte interna deles, fases em tubos (com gravidade de todos os lados) etc.
O game brinca com a física e a persepção do jogador, colocando situações surreais e absurdas de forma extremamente divertida. É um jogo extenso e intuitivo. Antes de mais nada, é, definitivamente, um jogo do Mario, com direito a canos, Goombas, Power-ups, plantas-piranha etc. Um jogo fantásico, absolutamente!
E chega ao fim a minha proposta de listar as inovações da série.
Comentários à parte: desculpem se pareci pretensioso. Fiz por realização pessoal. Minha intensão era fazer algo resumido, contar minhas experiências e, também, falar da importância da série de jogos. Ficou mais extenso do que eu imaginava...
Pra mim, uma das características principais num jogo deste tipo é, justamente, o Level Design. Se estes jogos, mesmo com as inovações que tiveram, tivessem cenários simples, com certeza teria menos da metade da graça de se jogar qualquer um deles.
Fontes:
http://jogos.uol.com.br/wii/analises/supermariogalaxy.jhtm
http://jogos.uol.com.br/gamecube/analises/mariosunshine.jhtm
http://ign64.ign.com/articles/150/150606p1.html
http://www.eurogamer.net/articles/the-history-of-mario-article?page=3
http://pt.wikipedia.org/wiki/Super_mario_64#Impacto
Crédito dos vídeos: GameTrailers
Primeira revista de games retrô está para ser lançada no Brasil
(E lá vai o oportunista aqui noticiá-la como se fosse nova, hehe!)
Pra quem está por fora, a revista está sendo anunciada faz 6 meses!
Pra terem uma ideia, a capa já mudou (e o conteúdo também!):
Versão prévia
Versão (aparentemente) definitivaA revista será bimestral e custará R$ 9,90 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
domingo, agosto 16, 2009
Evolução do Mario e as inovações no mundo dos Games - Parte 2
(link para parte 1 e parte 3)
1986 - Super Mario Bros. 2
Plataforma:
Famicom Disk System* (japonês)
Nintendo Entertainment System (americano)
* Acessório para Famicom, que lia discos magnéticos, lançado somente no Japão.
Existem, na verdade, dois jogos diferentes que levam o mesmo nome:
- Super Mario Bros. 2 japonês, que aqui no ocidente ficou conhecido como Super Mario Bros. The Lost Levels;
- Super Mario Bros. 2 americano, que ficou conhecido no japão como Super Mario Bros. USA.
Super Mario Bros. 2 japonês
É quase uma extensão do primeiro Super Mario Bros. É a mesma mecânica de jogo, com algumas poucas adições, como: o cogumelo preto (venenoso), que, ao encostar nele, Mario morre instantaneamente; e a opção de escolher entre Mario e Luigi, sendo que cada personagem tinha características de jogabilidade diferentes. Além disso, vale lembrar da superioridade gráfica em relação ao primeiro, tendo cenários um pouco mais detalhados.
A grande diferença fica com a dificuldade, que chega a níveis realmente extremos em alguns momentos. Tanto é que este jogo não foi lançado no ocidente, sendo lançado somente na coletânea do Super Nintendo (Super Mario All Stars).
É um excelente jogo, mas só para hardcores!
Super Mario Bros. 2 americano
É, na verdade, uma modificação de um jogo da Nintendo japonês, que se chama Doki Doki Panic. O jogo original conta a história de uma família árabe, que é sugada por um livro de fantasia e, a partir daí, eles precisam encontrar a saída. Na "versão Mario", a história é a seguinte: tudo não passa de um sonho do Mario! Pois é, a história não é das melhores...
No jogo, é possível escolher quatro personagens: Mario, Luigi, Toad (o "cogumelo vivo") e a princesa Peach, sendo que cada um conta com características de jogabilidade diferentes. No game, você já começa grande, ficando pequeno somente quando sobra uma barrinha de energia (coração, na versão do Super NES).
O jogo se baseia em erguer e objetos do chão (e inimigos também), e lançá-los, como forma de ataque. O game não tem canos, nem cubos, nem tartarugas, mas nem por isso deixa de ser ótimo!
1988 - Super Mario Bros. 3: o Super Mario definitivo!
Plataforma: Nintendo Entertanment System
Falar sobre esse jogo é complicado, pois é impossível ser parcial! Quando conheci este (que, aliás, foi o primeiro do Mario que joguei) tinha 6 anos de idade. Antes dele, só jogava "Arcades infinitos", em que o objetivo era alcançar a maior quantidade de pontos. Devo minha noção do que é um jogo de videogame de verdade à este game, pois foi a partir dele que virei um verdadeiro Gamer.
Finalizar um jogo somente não era suficiente: tinha que encontrar todos os bônus e lugares escondidos possíveis. E sim: ele tem muitos, mas muitos mesmo, lugares escondidos!
O jogo marca a volta ao estilo Mario de ser, com direito a canos verdes, tartarugas, Goombas bobões, cubos, Power-ups, princesa sequestrada, Bowser, castelos etc. A primeira grande inovação é o surgimento de um mapa, onde o jogador pode escolher qual fase jogar.
Podemos selecionar fases diferentes nas bifurcações, sem sermos obrigado a passar por todas - ou, até mesmo, pular fases (perdendo um possível bônus, obviamente)! Além disso, algumas ações afetam o mapa, como vencer um castelo (abre uma porta trancada, e permite pular as primeiras fases, caso você escolha "continue" depois do game-over).
Mapa do primeiro mundo: a "porta trancada" está à direita, um pouco para baixo, do Mario. Ao vencer o castelo no centro, ela abre.Outras diferenças são os Power-ups: agora, tinha o Racoon (guaxinim) que permite Mario voar por um tempo; o Tanooki, que, elém de voar, Mario pode se transformar em estátua e ficar invulnerável por um tempo; o Sapo, o P-Wing, etc., cada um com uma utilidade diferente.
Agora, cada mundo conta com um chefão único: os filhos do Bowser. Se o jogo tem um defeito, talvez seja a facilidade em matar os chefões (inclusive o Bowser)!
Qual será a sensação para um encanador em ver uma cena como esta?
Não é só o Mario que fica gigante.O que torna esse jogo um clássico é justamente o Level Design: cada fase tem uma construção diferente, fazendo com que seja quase impossível de enjoar! Ele tem fases quase surreiais, como um castelo com lava no chão e no teto, fases verticais (se Mario for para o fim da tela à direita, resurgirá à esquerda!), fases aparentemente sem fim (pra passar, você precisa encontrar o lugar secreto), fases em que a tela se move sozinha, fase com muitas portas (várias falsas, que te fazem voltar), e mais!
Não é à toa que este é o jogo mais vendido do mundo até hoje (sem considerar jogos que venham junto com o console)! Um ótimo jogo, obrigatório para amantes de videogame.
1990 - Super Mario World: Mario e um ... dinossauro?
Plataforma: Super Nintendo Entertanment System
Com o lançamento do novo video-game, a Nintendo decide lançar um jogo do Mario junto. O que seria a continuação direta do Super Mario Bros. 3 para NES (portanto, seria o Super Mario Bros. 4), é lançado como jogo de estréia do video-game de 16 bits. Este foi meu primeiro contato com o "video-game de nova geração". Não preciso dizer que fiquei embasbacado: "olha, música 'de verdade', jogo bem mais colorido e fundo 'distante'!".
É claro que eram recursos "simulados", ou seja, música sintetizada com "samplers" e imagem de fundo que se movia mais lentamente, dando a ilusão de distância (o efeito "paralax"). Nada que se compare com as renderizações feitas em tempo real hoje em dia.
Efeitos da nova geração: muitos Sprites - no caso os "Boo's", os fantasminhas brancos acima - com efeitos de transparência.O jogo tenta novamente inovar e ser diferente - apesar de que, na minha opinião, não causou o mesmo impacto que o SMB 3. Agora existem bifurcações dentro das fases, ou seja, dependendo de como você termina (normalmente ou pela passagem secreta) o jogo liberava mais de um caminho (incluindo atalhos, com alguns que poderiam te levar quase diretamente até o fim do jogo).
Este é o primeiro game da série a incluir (muitas) fases secretas e, como se não bastasse, mundos inteiros secretos (dois, pra ser mais exato). Como se não bastasse, alguns mundos só são possíveis de serem finalizados se você encontrar a passagem secreta!
Adicionalmente, você poderia repetir as fases quando quisesse, procurando mais e mais lugares secretos.
O jogo inclui também Yoshi, um dinossaurinho verde que poderia ser montado pelo Mario, adicionando habilidades diferentes, como engolir o oponente (com o Yoshi, e não com o Mario, XD), pisar em inimigos antes invensíveis, entre outras coisas.
Mario montado no Yoshi. Observe o Sprite (objetos 2D móveis) gigante (neste caso, "bullet bill"): só os videogames de 16 bits conseguiam produzir gráficos animados assim.Agora, Mario poderia voar de verdade, sem tempo limite, dependendo unicamente da habilidade do jogador (não é tão fácil voar quanto você pensa).
Novamente, a melhor característica do jogo, que mostra a habilidade da equipe de criação, são os Level Designs. Fases, com plataformas móveis, plataformas que expandem e retraem, fases "altas" (muita vertigem), fases cheias de bifurcações etc.
Algumas fazes (principalmente os castelos e mansões mal-assombradas) abusam desse recurso, alguns utilizando de portas escondidas e portas falsas (que te fazem voltar).
Não sei se foi o efeito SMB 3, mas não consegui colocar mais pontos positivos sobre o game. O jogo é ótimo, para muitos o melhor da série. Na minha opinião, porém, ainda prefiro o SMB 3 - talvez, também, por ser mais difícil que SMW.
Mesmo assim, é um jogo divertidíssimo, que mantém você jogando até o final pois, como de praxe, o design das fases varia muito!
1995 - Super Mario World 2 - Yoshi's Island: agora você pilota o Yoshi
Plataforma: Super Nintendo Entertanment System
Novamente, um jogo inovador do Mario. Desta vez, você controla os Yoshi's, e deve ajudá-los a levar Mario de encontro ao Luigi, que foi sequestrado por Baby Bowser; e levá-los para seus pais.
Não é somente um prequel. Logo de cara, percebe-se que este jogo é diferente: utilizando o hardware do Super NES ao máximo, ele tem um dos melhores gráficos para o console (senão o melhor). Os cenários são todos feitos como se fossem pintados com giz de cera e lápis de cor. É de uma beleza ímpar!
Desta vez, jogabilidade é totalmente diferente: quando Yoshi engole os inimigos e, após o jogador pressionar para baixo, transforma-os (os inimigos) em munição - ou seja, ovos! - que podem ser atirados em outros inimigos.
Desta vez não existem atalhos: o jogador deve passar as fases uma a uma. Apersar de linear, a quantidade de lugares secretos dentro da fase e o tamanho delas (normalmente bem grandes) compensa! Novamente, a melhor característica é os Level Designs. As fases são bastante complexas e detalhadas, escondendo bem certas passagens.
Em alguns estágios, existe uma interação maior com o cenário de fundo: numa delas, um Chain Chomp (aquela bola preta acorrentada com dentes enormes) gigante sai do fundo da tela e devora um pedaço do chão, podendo te levar junto. Em outra fase, Yoshi se transforma num trenzinho que anda pela parede em trilhos desenhados. Em outro caso, um objeto de funto se movimento tridimensionalmente, graças aos recursos de vetorização de imagens (chip Super FX 2, explicado mais abaixo) do cartucho. Como de costume, as melhores (e mais difíceis) fases são os castelos.
Outra adição são os chefões, que agora são gigantes e (finalmente) difíceis. É curioso ver os tradicionais inimigos pequeninos do Mario sendo transformados (aumentando bastante de tamanho) em tempo real.
Como de costume, mais um jogo excelente e difícil de enjoar, pois cada fase tem um design diferente e divertido, fazendo o jogador querer jogar mais e mais.
Continua na parte 3.
Abraços!
Fonte: http://www.nesarchive.net/v3/super-mario-bros-2-japones/
http://www.nesarchive.net/v3/super-mario-bros-2-americano/
http://www.nesarchive.net/v3/super-mario-bros-3-2/
Crédito dos vídeos: GameTrailes e YouTube
Spoiler nos links a seguir!
Alguns exemplos de level design do SMB 3:
http://www.vgmaps.com/Atlas/NES/SuperMarioBros3-World4-Fortress2.png
http://www.vgmaps.com/Atlas/NES/SuperMarioBros3-World7-Area5.png
http://www.vgmaps.com/Atlas/NES/SuperMarioBros3-World3-Fortress1.png
Alguns do SMW:
http://www.vgmaps.com/Atlas/SuperNES/SuperMarioWorld-DonutPlains-DonutSecretHouse.png
http://www.vgmaps.com/Atlas/SuperNES/SuperMarioWorld-StarWorld-StarWorld1.png
http://www.vgmaps.com/Atlas/SuperNES/SuperMarioWorld-VanillaDome-VanillaSecret1.png





























