Mostrando postagens com marcador Olhares. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Olhares. Mostrar todas as postagens

sábado, outubro 10, 2009

Olhar da Semana: Leandro

Por: Mauricio O. Freire


Leandro tem 28 anos e estuda para ser ator. Mora em Santo André com sua mãe e seu cachorro. Adora todas as expressões artísticas; para ele, a arte é uma forma de diferentes povos manifestarem sua cultura.

JO: Por que a arte é importante para a sociedade?

Leandro: Porque é através dela que as pessoas tentam transmitir algo de valor, muitas vezes chegando próximo de algo divino quando deixam de lado o egoísmo, o orgulho e, principalmente, a vaidade.


JO: De qual expressão artística você mais gosta?

Leandro: Cinema, inclusive documentários. Mas, na verdade, gosto de todas as outras: teatro, pintura, escultura, musica, etc.


JO: Qual filme te marcou mais, e por quê?

Leandro: Terra Estrangeira (de 1996 com Fernanda Torres e direção de Walter Salles). É um filme que fala sobre o acaso, propondo uma reflexão sobre isso e sobre os valores morais.


JO: E que tipo de música te interessa?

Leandro: Gosto muito de Blues, jazz e Rock n’ Roll.


JO: E por que esses ritmos?

Leandro: Porque são ritmos que mexem comigo. Não são mera “masturbação”. Existem sentimentos ocultos e a vibração meio que mexe com os sentimentos das pessoas.


JO: E, alem de ouvir, você também toca?

Leandro: Já toquei, mas hoje sou mais ouvinte.


JO: Algum musico ou banda que você admira?

Leandro: Gosto muito dos principais quintetos de Jazz. Sou muito fã de músicos como Miles Davis, John Coltrane e Wes Montgomery.


JO: O que você gostaria de ver um dia, de vivenciar?

Leandro: Uma apresentação musical em um circo em pleno deserto.

sábado, setembro 26, 2009

Olhar da Semana: Dina

Por: Maurício O. Freire

Dina é funcionária Pública da cidade de Diadema, onde exerce a função de Técnica Administrativa. Tem 34 anos, é casada, mora em São Paulo com a família. Se considera uma pessoa com gosto diversificado para a arte, sendo bastante eclética no que diz respeito à música. Também adora ler (livros de ficção e os Clássicos da Literatura Brasileira), ver filmes e ir ao teatro.


JO: Você se considera uma pessoa Culta?
Dina: Sim, pois busco varias formas de me manter atualizada e de me entreter com algo que possa contribuir para minha formação intelectual.

JO: Para você, Arte está associada ao entretenimento?
Dina: Sim, pois deve ser, acima de tudo, algo prazeroso.

JO: Qual tipo de expressão artística você admira mais?
Dina: todas: Música, Dança, Teatro e Exposições.

JO: E com que freqüência você procura ir a lugares onde você possa ter esse contato com a arte?
Dina: Sempre que posso. Pelo menos uma vez por mês.

JO: Qual experiência mais te marcou até agora?
Dina: Uma apresentação que vi do Holiday on Ice.

JO: E o que você gostaria de ver algum dia?
Dina: A um espetáculo do Cirque du Soleil.

JO: Qual artista você adimira mais, seja Pintor, Cantor, Ator, Diretor ou Escritor? E por quê?
Dina: Dan Brown. Pela criatividade, o talento para escrever suspense e pelo dinamismo das suas histórias, que não ficam paradas e cansativas.

JO: Quais filmes você mais gostou e recomenda:
Dina: A Cor Púrpura (de 1985 com a Whoopi Goldberg e direção de Steven Spielberg), Pela reflexão que ele propõe quanto à questão do preconceito racial. E Seven (de 1995 com Brad Pitt e Morgan Freeman e direção de David Fincher), devido ao final surpreendente e todo o suspense e tensão do filme.

JO: E quanto a séries de TV. Alguma que você gosta e recomenda?
Dina: CSI, por conta dos enigmas e das investigações dos crimes, em si. E Plantão Médico, pelos temas diferentes abordados a cada capítulo.

JO: Por que a arte deve fazer parte do dia-a-dia das pessoas?
Dina: Porque é através dela que nós mantemos nossa mente aberta, nos permitindo novas experiências e um aprendizado constante. Só assim podemos nos tornar pessoas melhores.

Olhar da Semana: Nilva

Por: Maurício O. Freire


Nilva Helena tem 40 anos. É funcionária Pública há 7 anos, formada em Direito. Casada, mora em Santo André com o marido – seu parceiro de programas culturais. Adora cinema, teatro e procura esse tipo de entretenimento pelo menos duas vezes por mês.

JO: Você considera a arte importante para as pessoas? Por quê?

Nilva: Sim, fundamental. Ela faz parte da essência do ser humano.

JO: Qual filme você acha que te marcou mais e que você recomendaria?

Nilva: Um Sonho de Liberdade (de 1994 com Tim Robbins e Mogan Freeman com direção de Frank Darabont) pois mostra o esforço de um prisioneiro em provar sua inocência, lutando contra a injustiça e a corrupção.

JO: E tem algum músico que você admira?

Nilva: Emilio Santiago, pela voz maravilhora e a “roupagem”que ele dá às músicas que interpreta. E o compositor João Bosco, que considero muito talentoso.

JO: Com qual estilo literário ou escritor você se identifica mais?

Nilva: Sidney Sheldom e Daniele Still, porque adoro romances.

JO: O que ou quem você gostaria de ver de perto um dia?

Nilva: Os espetáculos da Broadway.
Blog Widget by LinkWithin