sexta-feira, setembro 18, 2009

Por dentro de Grey's Anatomy

Por: Maurício O. Freire

Esse Post é dedicado àqueles que gostam de séries americanas e estão sempre à procura de novas e interessantes opções.




Aproveito, agora, para falar um pouco sobre a série classificada por mim como a numero um das 10 melhores séries que já vi. Para quem ainda não conhece, farei uma breve apresentação, realçando suas qualidades.

A série começa quando cinco estudantes de medicina são aceitos como internos no conceituado hospital Seattle Grace, em Washington (Meredith Grey - Ellen Pompeo, Cristina Yang – Sandra Oh, Isobel "Izzie" Stevens – Katherine Heigl, Alex Karev – Justin Chambers e George O'Malley – T. R. Knight). Todos são aspirantes a cirurgiões, durante as três primeiras temporadas, se esforçam para serem aprovados em seus exames a fim de se tornarem médicos residentes.

Só que essa tarefa não é nada fácil pois, logo no primeiro dia, eles descobrem que a rotina de um hospital pode ser muito cansativa e estressante, apresentando casos complexos e que requerem coragem, habilidade e um grande preparo intelectual e emocional por parte deles. E, uma das principais regras é que eles não se envolvam com os pacientes, devendo ser o mais profissional possível. Acontece que o ser humano é movido pela emoção, e não é fácil para ninguém, inclusive para um médico, separar o lado emocional do lado profissional. É ai que nós mergulhamos fundo nos dramas e relacionamentos pessoais de cada um dos personagens, conhecendo bem sua personalidade, opiniões, gostos, anseios, amores e desafetos.
E por acompanhar cada uma de suas conquistas ou fracassos no difícil caminho que eles percorrem para atingir seu objetivo, é que nos cativamos cada vez mais com cada um, e nos identificamos, também.

A protagonista, Meredith, apesar de muitas vezes indecisa e confusa, acaba cativando pelo seu jeito meigo e companheiro. E é triste saber o drama que ela passava com sua mãe, que outrora fora uma grande cirurgiã e que hoje sofre de Alzheimer.
O mesmo, pode se dizer de Izzie Stevens que, apesar de ter sido julgada por suas atitudes no passado, teve seus motivos e que são bem justificados como, por exemplo: SPOILERS – continue a ler por conta e risco – o fato de ter posado nua para bancar sua faculdade, ou o abandono de sua filha uma numa época em que não tinha condições de cuidar da criança – fim do SPOILER.
Além dessas, há ainda a inteligente e obstinada Christina, muitas vezes irônica e sempre focada em sua carreira. E os homens: George e Alex Karev, donos de personalidades muito distintas, mas que conseguem cativar os espectadores, cada um do seu jeito. Karev, mais no decorrer dos capítulos, por volta da metade da segunda temporada em diante. Mas vale a pena esperar, agüentando seu ego e sua arrogância durante o início da série.


Além de se relacionarem entre si, como bons amigos, eles se vêem envolvidos em relacionamentos amorosos com médicos residentes do hospital, com quem trabalham. Alguns deles chegando até mesmo à beira do altar. Porém, como toda boa série, essa é cheia de surpresas e reviravoltas, o que a torna mais completa, não permitindo que ela caia na mesmice.

Misturando drama, romance e comédia na medida certa, ainda trás um tema que desperta o interesse de alguns (espiritismo) na medida em que foge do foco da ciência e da rasão e sugere o que pode haver do “outro lado da vida”, quando o ser humano deixa o plano físico. Mas isso é citado apenas em alguns capítulos, mostrando a habilidade dos criadores em, através da série, mexer com a emoções dos que vivenciam os fatos (personagens) e dos que os testemunham (nós espectadores). É muito fácil, para os mais sensíveis e emotivos, rir e chorar em um único capítulo.

Recentemente encerrei a terceira temporada e estou ansioso para continuar de onde parei, pois sei que muita coisa acontece mais para frente, muitas novidades. E o melhor: a série não esmoreceu no decorrer das temporadas; pelo contrário, continua mantendo seu vigor e fazendo o mesmo sucesso, se não mais. Ponto para a grande Shonda Rhimes, criadora da série, pela sua inteligência, seu talento, inspiração e muito bom gosto.


P.S.: para os interessados, uma dica: não perca tempo, assista! Afinal de contas, já está na sexta temporada lá fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin