terça-feira, outubro 20, 2009

Saneamento Básico, O Filme

Por: Maurício O. Freire






















Para desmentir a lenda de que eu só gosto de filmes nacionais e dramáticos, dedico esse Post a um representante do gênero “Comédia”. Um ótimo representante por sinal.
Esse filme de 2007 é escrito e dirigido por Jorge Furtado e tem um elenco de peso, composto por Fernanda Torres, Wagner Moura, Lazaro Ramos, Bruno Garcia, Camila Pitanga, Paulo José e Tonico Pereira.
















A história mostra, de forma hilária, como um grupo de pessoas, moradores de uma vila pobre, se une com um propósito de conseguir o que a prefeitura do local vinha relutando em fazer há muito tempo: construir uma fossa para tratar de um problema de esgoto a céu aberto. Descobrem, porém, que o governo reservara uma verba no valor de R$ 10.000,00 para a produção de um filme de ficção, daí surge a idéia dos moradores de usar parte desse dinheiro para a construção da fossa e o restante na elaboração de um filme sobre essa reforma.
A parte cômica fica por conta do rumo que o projeto do filme toma, tendo a inserção de um monstro na história que acaba por atacar e matar a donzela indefesa. Por fim, acabam criando um verdadeiro filme trash, interpretado por atores totalmente despreparados, sem nenhuma noção técnica e que acabam sem motivação para concluir o projeto. Até que aparece Zico, interpretado por Lazaro Ramos que, com um pouco de conhecimento cinematográfico, acaba retomando a confiança do grupo e os ajuda a salvar o projeto.















Não há muito o que falar da excelente atuação de cada um dos atores. Lazaro Ramos continua arrancando ótimas gargalhadas do público. Fernanda Torres e Wagner Moura estão melhores do que nunca (ele, por falar nisso, não exagera no humor, abusando de trejeitos, como costuma fazer). Camila Pitanga surpreende mais uma vez, mostrando que realmente sabe fazer humor, assim como Paulo José, que vive um dos personagens mais engraçados do filme (seu Otaviano, pai da personagem de Fernanda Torres).
O roteiro é muito bem elaborado não fica cansativo em momento algum. São poucos aqueles que conseguem segurar o humor num filme do começo ao fim. E Jorge Furtado faz isso de forma brilhante. O resultado é um humor leve, nada apelativo, recomendado para toda a família, como poucos que vemos por ai.

3 comentários:

  1. Fiquei interessado no filme.

    Filmes brasileiros bons nesse estilo são raríssimos.

    Um outro que adoro é O Auto da Compadecida, leve, divertido e bem brasileiro.

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti e concordo com você. O Filme é bom, alegre e os atores muito bons. Vale a pena.

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin