domingo, outubro 11, 2009

Análise PSP-3000

Caros(as) leitores(as),

Estarei nas próximas linhas, descrevendo as minhas impressões sobre o PSP-3000, e fazer uma overview desse console portátil, que há cerca de 5 anos faz a alegria de muitos gamers.

Overview

O PlayStation Portable, mais conhecido como PSP, teve a sua primeira versão lançada no final de 2004. E foi a primeira investida da Sony nos ramos dos consoles portáteis, que antes era dominado pela Nintendo com as versões de seu Gameboy.


Para aqueles que gostam de competições e rivalidades, o grande rival do PSP é o Nintendo DS, que atualmente está na versão DSi. Os dois têm grandes diferenças, tanto em termos de hardware como em software, assim como o Wii e o PlayStation 3. Falar qual o melhor, dependerá muito do perfil do gamer e do objetivo da compra.

Mudanças PSP-2000 X PSP-3000

Lançada pela Sony em outubro de 2008, o PSP-3000 representa a terceira geração do PSP. Enquanto o PSP-2000 (segunda geração, também chamado de slim) teve o seu lançamento em setembro de 2007.

Há poucas diferenças entre as versões, e boa parte são pequenas melhorias de estética, como podemos perceber:
  • O botão de "home" agora tem o logo do PlayStation;
  • O logo da Sony, agora está no lado esquerdo;
  • Os botões abaixo da tela estão arredondados;
  • O circulo ao redo do logo do PSP está mais elegante;
  • A tela está ainda melhor, com mais brilho e constrante;
  • As bordas estão mais arredondadas;
  • Agora o PSP tem um microfone embutido, que fica do lado direito do botão de aumentar o volume.
Vantagens
  • Pode jogar em qualquer lugar;
  • Hardware muito bom, que permite que os jogos tenham gráficos que chegam perto dos do PS2;
  • Muitos jogos, boa parte são versões que foram lançados também para os consoles de mesa, mas há muitos games únicos, ou seja, só lançados para o PSP;
  • Franquias de sucesso como por exemplo: Final Fantasy, God of War, GTA, etc;
  • É possível navegar na Internet;
  • Assistir vídeos em uma tela sensacional;
  • Ouvir as suas músicas preferidas;
  • Além de jogar, ouvir música e assistir vídeos é possível usar o PSP como "celular", utilizando o Skype e o microfone que já vem embutido na versão 3000;
  • Duas opções de configuração da qualidade da imagem, uma com a cor menos vívida e outra mais;
  • Aceitar o uso de Memory Stick, que hoje já tem até de 32GB, para o armazemento dos dados;E utilizando acessórios, vendidos separadamente, é possível transformar o PSP em uma: câmera fotográfica, GPS ou TV-Digital.
Desvantagens
  • A realidade social brasileira oferece sérios riscos, ao tentar se divertir durante transportes públicos. Para tanto, é necessário uma boa dose de coragem, acompanhada de muita vontade para jogar. Resumindo, é osso jogar no trem/ônibus, ao ouvir um dialeto "mano", muito comum em tais locais, dá um frio na espinha;
  • Sendo um console portátil, é necessário utilizar bateria, que dura em média 3 horas de diversão. Então você pode ter chegado na última fase, lutando contra aquele monstro de 5 metros de altura, e de repente, ser derrotado pelo término da bateria. Portanto, quando a luz verde estiver piscando, salve o jogo;
  • Aos praticantes da utilização de jogos via memory stick, é necessário fazer o destravamento do console toda vez que ele reinicia. E ainda é bom ser paciente, pois o procedimento de destravamento, costuma não ocorrer de primeira;
  • O lindo acabamento do PSP tem um preço, após jogar, com certeza o seu PSP, deve ficar com uma acabamento mais personalizado, cheio das suas impressões. O jeito é não se importar, mas lógico que sempre que possível lavar as mãos antes de jogar e dar uma limpada no PSP, com um pano seco e limpo.
Conclusão

Os quase 5 anos de vida são bem justificáveis, o primeiro console portátil da Sony é sem dúvida, uma excelente fonte de diversão. Além de ter um hardware incrível, há MUITOS jogos bons, que farão com você passe boas horas de diversão.

A versão 3000 veio consolidar o sucesso da Sony nos ramos dos portáteis, com uma maior qualidade da imagem, proporcionada pela nova tel e a existência do microfone embutido, facilita a vida daqueles que utilizam o Skype, por exemplo.

Se você está querendo comprar-lo, essa é a hora, pois o dólar está baixo e em breve a versão Go estará nas lojas brasileiras. Ou seja, compre antes que acabe. ;)

Fonte

http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/15/15182-sony-psp-3000-vs-psp-2000/

http://en.wikipedia.org/wiki/Psp

3 comentários:

  1. FINALMENTE, Fabrício !

    Parabéns pela primeira postagem!
    Li o post inteiro. Ótimo texto. Como não tenho um PSP, não tenho do que discordar ou concordar.

    Li algumas coisas sobre as diferenças dos jogos disponíveis para PSP e DS, e acho impostante citar (só citar, pois não posso comprovar ainda):
    "Dizem" que o PSP tem uma quantidade de lançamentos menor que o DS, isso confere? Acho importante citar isso, porém, como o console já tem 5 anos de existência (a idade do meu cachorro, olha só!) desde o lançamento oficial, deve ter uma biblioteca de jogos bem robusta. É Verdade o que eu disse? Como não acompanho (e não tenho nenhum dos dois) não tenho certeza do que eu to falando.

    No mais, nada mais.
    Abraços!

    PS.: Desculpe pela "ausência" no blog, meus últimos dias foram muuuito corridos, e em casa só tem discada, então fica impossível postar algo decente. Porém, essa realidade está para mudar em breve...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu poust, me surpreendi com o geito que você coloca sua opinião e com o bom humor, e...
    Qual o problema com o dialeto "mano" truta?
    E sobre "lavar as mãos antes de jogar", será que não existe uma capinha, pois como se pode lavar as mãos antes de jogar no trem e ter pego naquelas barras de metal sujas?

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin