sábado, junho 27, 2009

Saldo da semana passada: filmes assistidos

Vou fazer aqui um breve resumo dos filmes que assisti no final de semana passado. Deveria ter feito isso antes...

De qualquer forma, não vou deixar a oportunidade passar, até porque os filmes que assisti (sem exceção) são ótimos!


Sangue Negro


http://www.adorocinema.com/filmes/sangue-negro/sangue-negro-poster05.jpg


Um excelente filme do diretor Paul Thomas Anderson (Magnólia), no qual o fabuloso ator Daniel Day-Lewis interpreta um magnata do petróleo, no início do século vinte. O filme retrata a vida deste homem, desde o início, exibindo o personagem trabalhando sozinho nas minas de prata, até a época em que sua empresa domina praticamente uma cidade inteira.

O filme tem uma fotografia excelente, que mostra metaforicamente Daniel Plainview (personagem de Day-Lewis) surgindo das “sombras”, coberto com o “ouro negro”. Além disso, conta com a trilha sonora excepcional do guitarrista da banda Radiohead, que mistura momentos em que antecipa muita tensão (lembrando a trilha de “2001, Odisséia no Espaço”) com músicas orquestradas com um ar mais clássico e festivo, dando um toque de ironia.

Além de Day-Lewis, o filme conta com a presença de Paul Dano, que interpreta o reverendo Eli Sunday. É interessante observar a rivalidade quase instantânea que nasce entre os dois (Plainview e Sunday), pois ambos buscam poder.

Um filme excepcional, daqueles que permitem um infinito leque de interpretações.


Links recomendados:

http://www.cinemacomrapadura.com.br/filmes/2877/sangue_negro_(there_will_be_blood_2007)

http://www.cinemaemcena.com.br/ficha_filme.aspx?id_filme=4369&aba=detalhe


Pi


http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/pi/3.jpg


Um filme de mistério e conspiração “expressionista pós-moderno”. Expressionista por ser preto e branco com um contraste exagerado (quando é preto é realmente preto, e quando é branco, é muito branco).

Visceral e, às vezes, surreal, o filme, dirigido por Darren Aronofsky conta a história de um matemático e programador chamado Max Cohen (Sean Gullette) que busca por um padrão matemático na bolsa de valores. Quanto ele descobre algo, obviamente não consegue ficar em paz, sendo perseguido por uma empresa da Wall Street.

É brilhante a forma como o filme mostra a vida do personagem principal, dando uma sensação de obsessividade assustadora, que representa o estilo de vida do personagem. Como se não bastasse, ficamos em dúvida se realmente o personagem está sendo perseguido.

No meio do filme, um outro personagem busca Max e pede ajuda, para que ele o auxilie a decifrar um mistério envolto com o judaísmo. Neste momento, o filme aproveita para dar uma verdadeira aula (como num documentário) de como tudo na natureza contém matemática. Mas, longe de se tornar massante ou cansativo, o filme faz-nos ficarmos ainda mais interessados e intrigados pelo assunto, e aí começamos a concordar com a teoria do personagem principal, de que tudo na natureza segue um padrão, possível de ser previsto matematicamente.

Um ótimo filme! Daqueles que é impossível ficar sem omitir uma opinião no final.


Link recomendado: http://www.bocadoinferno.com/romepeige/artigos/pi.html



Feitiço do Tempo


http://www.fisica-interessante.com/image-files/feitico-do-tempo.jpg


Feitiço do tempo, cujo nome original seria "o dia da marmota", conta a história de um repórter chato e arrogante (interpretado por Bill Murray) tem que fazer uma reportagem sobre uma festa tradicional (envolvendo uma marmota!) numa cidadezinha pequena. O personagem já chega na cidade sem nenhuma vontade, pois acha aquela festa ridícula. No dia seguinte, ao acordar, percebe que o dia anterior está se repetindo!

Uma comédia inteligente e interessante, muito bem montada. Percebe-se, desde o início, que é daqueles filmes com objetivo claro de ter uma moral da história.

Mas não é daqueles filmes bobos e previsíveis. O filme é muito bem montado, com piadas inteligentes inseridas sempre no contexto certo. O filme não tem uma mensagem óbvia, como a maioria, mas permite várias interpretações, o que deixa a película bem mais interessante.

O ator Bill Murray tem uma ótima interpretação com um timing perfeito, deixando um personagem chato e arrogante tornar-se engraçado. O filme exibe a transformação do personagem de forma bem coerente, que faz o filme ganhar credibilidade.

Recomendado!

Todas as comédias atuais poderiam ser como esta...


Conclusão


Pelo visto, o saldo foi positivo. Espero sempre acertar em minhas escolhas, como desta vez. Independente disso, sou cinéfilo, o que significa que assistir a um filme sempre será um prazer, independente da qualidade.


Até o próximo fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin